Aqueles que trabalham em indústrias de ponta, conectadas com
a vanguarda da gestão da qualidade, conhecem a metodologia seis sigma de
controle e melhoria dos processos.
Para aqueles que ainda não conhecem, a metodologia seis
sigma é uma poderosa arma para enfrentar as perdas ocasionadas pelos problemas
ligados à qualidade dos produtos.
O objetivo é claro: buscar de forma constante uma quantidade
de perdas que não exceda a 3,4 partes (produtos ou processos), com problemas de
qualidade a cada milhão de partes processadas.
Uma boa leitura em livros de estatística e de gestão da
qualidade, ou mesmo sobre seis sigma, pode esclarecer aqueles que ainda não
ouviram falar desta metodologia.
Surgida a partir da década de 80 na empresa General Eletric,
o seu objetivo estava centrado na busca de métodos que pudessem eliminar os
custos de retrabalhos, bem como melhorassem as expectativas dos clientes.
Rapidamente ampliou as bases geográficas de aplicação para
empresas sediadas fora das fronteiras dos EUA. Este método logo foi incorporado
por empresas do setor industrial do país e hoje se constitui em vantagem
competitiva para as empresas que a aplicam.
O controle da redução de perdas por melhorias dos processos
traz vantagens não apenas nos custos, mas também elimina perdas junto aos
clientes através da utilidade de forma do produto. Mas não é apenas no setor
industrial que esta metodologia pode ser aplicada.
Nos anos 2000 teve inicio a aplicação de seis sigma também
no setor de serviços, notadamente no setor bancário norte-americano, ainda que
marcado por alguns percalços relacionados a falta de dados e a diversidade de
serviços com subprocessos diferentes e de difícil mensuração.
Superada esta fase, a aplicação em serviços avançou para a
área de logística, embora a passos bem mais lentos que no setor industrial.
Experiências e relatos de aplicação de seis sigma em
cenários de transporte ainda são raros em âmbito mundial.
Alguns relatos vinculam a aplicação de seis sigma em
processos de documentação de produto no transporte internacional, ou em
cenários fechados a priori e sob controle da empresa.
Não existem relatos científicos sobre a aplicação de seis
sigma em operações de transporte rodoviário de cargas, principalmente em empresas
de transporte rodoviário de carga geral fracionada.
Este fato evidencia a grande oportunidade que estas empresas
têm de diferenciar os seus serviços frente aos concorrentes e sair de uma busca
de liderança de mercado baseada em custos.
A empresa se destacou no mercado e teve a oportunidade de
diferenciação sobre as demais empresas do setor.
A oportunidade de diferenciação está novamente disponível
através da adoção do programa seis sigma e sugiro que os empresários do setor
que desejam alcançar esta diferenciação, mexam-se o mais rápido possível.
Por: Mauro Roberto Schlüter Professor de logística da Mackenzie Campinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário.