sábado, 6 de outubro de 2012

Comercial na Dinamarca mostra que andar de ônibus é legal

Comercial na Dinamarca mostra que andar de ônibus é legal
 
Corredores de ônibus, gerenciamento em tempo real da frota e das operações, bilhetagem eletrônica, melhor planejamento das linhas evitando sobreposições e ampliando o atendimento, criação de uma malha de transportes públicos com a integração entre os diferentes modais, ônibus novos...
 
Tudo isso é fundamental para que o transporte público ganhe agilidade, ofereça conforto e torne atraente para que as pessoas deixem o carro em casa e se desloquem de transporte coletivo, o que obviamente vai trazer impactos positivos na diminuição dos congestionamentos, melhoria nas condições do ar e na qualidade de vida nas cidades. Mas tudo isso também deve vir de um trabalho de conscientização que interfira na cultura dos cidadãos.
 
Por causa dos vários problemas nos transportes públicos ao longo dos anos e também por uma propaganda de montadoras e até governos sobre o carro de passeio, que virou símbolo de status, hoje em dia, andar de ônibus para muita gente significa algo relacionado à sofrimento e à pobreza. E o pior: EM UMA PROPAGANDA O GOVERNO FEDERAL BRASILEIRO DÁ ESSA IDEIA, ao anunciar o Plano Brasil sem Miséria. Todos dizem que os transportes públicos são a solução para parte dos problemas de mobilidade e meio ambiente das cidades, mas no fundo, nem todos deixariam o carro em casa, mesmo que o transporte coletivo fosse muito bom. Pelo bom humor se comunica bastante e, em muitos casos é a melhor forma de chamar a atenção de pessoas com conceitos fechados e preconceitos.
 
Na Dinamarca, tem sido exibida uma campanha em prol do uso de transporte coletivo, no mínimo interessante. Na propaganda, é evidenciado que o ônibus é um espaço de convivência. Em certos momentos, há um exagero lírico, para dar um tom de humor. As pessoas disputam para entrar no ônibus (o que aqui em São Paulo, é algo normal, mas a disputa é diferente).
 
Elas admiram os detalhes do veículo, como o sinal de parada, enquanto ele é contemplado por onde passa, inclusive por belas mulheres. Um momento interessante é quando o ônibus no corredor ultrapassa carros de passeio presos no congestionamento e os passageiros fazem caretas de deboche. Um ponto hilário é quando o ônibus, a exemplo de motoqueiros que ficam olhando admirados, dá um cavalo de pau.
 
Vale também a interpretação do motorista, meio com voz de “Exterminador do Futuro”, mas dizendo que é “Eu sou legal!”. Exageros do comercial à parte, o ônibus é sim um bom espaço de convivência e se o transporte público receber prioridade e investimento pode ser até mais prático e eficiente do que o deslocamento por carro de passeio.
 
Assim, uma ação comercial que visa destacar o lado bom do transporte público merece mais crédito do que uma campanha do Governo Federal Brasileiro onde é mostrada a imagem de um homem pela janela do ônibus e depois em seu carro, insinuando que sair da pobreza é ter um transporte próprio. Ou que transporte coletivo é coisa de pobre. Assim, com essa imagem, não tem discurso de corredor de ônibus que se sustente.
ADAMO BAZANI – CBN     
 

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